Aprenda a fazer tilápia na manteiga Ghee

O casal Duas Panelas ensina você a fazer um peixe delicioso com purê de mandioquinha. Fica uma delícia.

20/03/2017 09:33

Tilápia na manteiga Ghee com alcaparra e mel 

Ingredientes 

06 filés de Tilápia limpos

02 limões cravos

Pimenta do reino

Sal

04 colheres de sopa de alcaparras

200 g de manteiga com sal

04 colheres de sopa de mel

01 kg de mandioquinha

02 batatas grandes

150 g de queijo meia cura ralado

 

MODO DE FAZER  

Manteiga Clarificada ou Ghee

Coloque uma vasilha ou panela com água para aquecer. Em uma panela menor, coloque o tablete de manteiga e insira no banho maria.

Ao borbulhar a água, abaixe o fogo e deixe a manteiga derreter lentamente  por completo.

Por cima da manteiga, formará uma espuma, no meio ficará a gordura dourada, boa da manteiga, e por baixo de tudo no fundo da panela, ficará toda a lactose e caseína, que será descartada.

Assim que formar uma densa espuma por cima de toda a manteiga liquefeita, desligue o fogo. Retire com uma colher (com cuidado para não misturar), toda a espuma e descarte. Com uma pequena concha ou colher grande, retire toda a gordura dourada, com muito cuidado para não misturar novamente com a lactose sólida que está no fundo. Coloque em um recipiente com tampa e reserve.

Purê de mandioquinha

Descasque com um descascador de legumes toda a mandioquinha e as batatas. Coloque para cozinhar em água fervente com sal. Quando estiver no ponto com o centro mole mas não desmanchando, desligue e escorra toda a água.

Coloque tudo em um processador e processe bastante com as lâminas.

Em uma panela grossa, coloque toda a massa, deixe em fogo brando para não queimar. Coloque um pouco de manteiga ghee, e misture.  Coloque o queijo meia cura e misture até derreter. Acerte o sal e reserve.

Peixe

Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga Ghee, aqueça em fogo brando e coloque os filés para fritar (de dois em dois).

Deixe dourar aprox. 2,5 min de cada lado.

Retire da frigideira e reserve.

Coloque o restante da manteiga, as alcaparras e o mel.

Misture bem.

Sirva um filé, com uma porção de purê e regue o filé com a manteiga e alcaparras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "