Prefeitura alerta para atualização do Cadastro Único

Entidades devem manter atualizados os dados das famílias cadastradas nos programas sociais para evitar perda de benefícios.

09/05/2017 09:04

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e de entidades socioassistenciais de Rio Claro se reuniram na sexta-feira (5) para discutir o cronograma de trabalho que será implementado ao longo dos próximos meses. As entidades receberam orientações sobre a importância de incluir e atualizar os dados das famílias atendidas pelos serviços sociais no Cadastro Único do governo federal.

“É muito importante e necessário atualizar o cadastro a cada dois anos. Caso isto não ocorra, os benefícios poderão ser suspensos ou cancelados”, explica Érica Belomi, secretária de Assistência Social. O prazo máximo de atualização é de dois anos, porém qualquer mudança na estrutura da família, bem como alteração de endereço, mudança de escolas das crianças ou em relação a renda,  devem ser informadas imediatamente a entidade responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família no seu município para que sejam tomadas as devidas providências. Érica ressalta ainda que a atualização de dados é importante porque é através do Cadastro Único que os governos verificam as necessidades dos municípios para a liberação de recursos.

Na reunião de sexta-feira, as entidades receberam orientação sobre como preencher corretamente os relatórios técnicos e informações obrigatórias. Os serviços oferecidos pelas entidades devem contemplar a legislação da tipificação de Serviços Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e seguir os critérios do marco regulatório do terceiro setor. Esse trabalho será acompanhado por técnicos da Secretaria de Assistência Social que farão visitas mensais às entidades. A opinião dos usuários também será obtida em pesquisas de satisfação que serão realizadas a cada seis meses. Caberá à Vigilância Socioassistencial gerar os dados estatísticos desses atendimentos. Para a secretária, as entidades desempenham um trabalho importante que auxilia as ações desenvolvidas pela secretaria. Érica destaca ainda que a articulação em rede desses serviços ofertados é essencial para a obtenção de resultados positivos para o município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "