Santa Gertrudes adota a Reeducação Postural na saúde pública
13/09/2008 00:00
Depois de inserir a Acupuntura e a Fisioterapia no menu de serviços públicos de saúde, a prefeitura de Santa Gertrudes acaba de implantar no município o atendimento denominado RPG – Reeducação Postural Global. A atividade é definida pelo seu criador, o francês Philippe Souchard como uma técnica de “modelagem humana”, indicada para todas as patologias tratadas, atualmente, pela Fisioterapia. Não por acaso, apenas fisioterapeutas podem aplicar a RPG, desde que tenham essa especialização, observa a fisioterapeuta Larissa Neodine Duarte, da Secretaria Municipal de Saúde, que vai se responsabilizar diretamente por este atendimento específico.
Patologias
Ao detalhar quais são as patologias que podem ser beneficiadas pelas técnicas da RPG, o francês Souchard cita as cifoses, lordoses, escolioses, os problemas nos joelhos, alterações decorrentes de problemas neurológicos, tendinites e doenças causadas por esforço repetitivo, bem como os ferimentos causados pela prática desportiva e os processos de recuperação pós-trauma. O conhecidíssimo “pé-chato”, que incomoda muitas pessoas e as dores em geral, principalmente da coluna vertebral também não escapam da atenção de um profissional da RPG. Para que se tenha uma idéia aproximada da extensão do problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que nada menos que 80% da população mundial padece de dores oriundas da coluna vertebral, que afetam de alguma forma a postura do indivíduo.
Avaliação prévia
Em Santa Gertrudes, o paciente interessado em marcar consultas na RPG precisará passar por uma avaliação com a especialista. A fisioterapeuta Larissa diz que o atendimento será marcado após este exame inicial e esclarece que, em média, o tratamento poderá variar de cinco a 10 sessões, no total, dependendo do caso. Os feitos positivos, no entanto, não tardam em aparecer. Larissa acrescenta que o método “considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias musculares e baseando-se no alongamento dos músculos encurtados”. Então, “isto possibilita uma avaliação global e correta do real comprometimento do indivíduo, propondo uma atuação fisioterapêutica mais eficaz, que trata as causas e as conseqüências”, conclui a especialista.
Sucesso brasileiro
No mundo, há 8 mil adeptos da RPG, dado interessante que é fornecido por Souchard. Boa parte destes profissionais atua no Brasil, país onde a técnica se disseminou com rapidez. Seu criador, aliás, tem uma explicação bastante razoável para o sucesso da técnica entre os brasileiros: “Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual”, disse Souchard ao Jornal O Estado de São Paulo, em maio deste ano, por ocasião da inauguração da primeira filial do Institut Philippe Souchard de Reeducação Postural fora da França.
Inovação
Animado com este novo serviço, que amplia as possibilidades de atendimento no Município, ainda mais se considerado o aspecto inovador que a RPG agregará ao sistema público municipal de saúde, o secretário José Augusto Rizzardo avalia a adoção do método: “Trata-se de um procedimento relativamente caro, que os planos privados de saúde não contemplam e sequer os sistemas públicos assumem”, pondera.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.