Carnaval de Rio Claro terá 3.000 foliões nos desfiles das escolas de samba
Juntas, as quatro agremiações proporcionarão um carnaval de números robustos, que rivaliza com o de centros urbanos maiores e também com muita tradição em desfiles memoráveis.
01/02/2016 00:00
Anunciadas pelos seus símbolos, o caramujo (Grasifs), o golfinho (Samuca), o sol nascente (A Casamba) e o pandeiro com um cacho de uva (Unidos da Vila Alemã), as quatro escolas de samba de Rio Claro levarão para a Rua 3-A, no Carnaval 2016, mais de 170 anos de história, consideradas as datas de fundação de cada uma das agremiações. A mais antiga, Grasifs, é sexagenária. A caçulinha, UVA, já soma três décadas de existência. Entre a mais jovem e a mais velha, ficam a Samuca, com 42 anos de fundação, e Casamba, que comemora 40 anos de vida.
Juntas, as quatro agremiações proporcionarão um carnaval de números robustos, que rivaliza com o de centros urbanos maiores e também com muita tradição em desfiles memoráveis. Para as cerca de 15.000 pessoas que vão ocupar as arquibancadas, camarotes, sacadas das residências ou calçadas em cada um dos três dias de desfiles – nos dias 6, 7 e 9 de fevereiro – o prognóstico é de muita diversão garantida para toda a família, em mais um espetáculo inesquecível.
Serão quase 3.000 foliões distribuídos em 50 alas, impulsionados pelas baterias com algo em torno de 400 ritmistas, que conduzirão multidões de azul e branco, amarelo e branco, vermelho e branco e verde e branco, as cores das quatro escolas locais. Entre as alas, mesclando luxo, brilho e uso criativo de materiais recicláveis, que evocam o compromisso das escolas e de seus carnavalescos com a sustentabilidade, 17 carros alegóricos, dois tripés, um quadripé e mais de 20 destaques vão percorrer o corredor do samba de ponta a ponta, da concentração à dispersão.
Para o prefeito Du Altimari, o carnaval de rua é um patrimônio do povo rio-clarense, uma tradição cultural da cidade. “É um privilégio termos quatro escolas fortes, com tanta e tão celebradas histórias que são rememoradas nos títulos conquistados, na memória de seus fundadores e antigos membros”. O prestígio do carnaval de Rio Claro também é destacado pelo secretário municipal de Turismo e presidente da Comissão Organizadora do Carnaval (Coc), Renê Neubauer. “Não é sem justas razões que ficamos conhecidos como Capital da Alegria”, observa.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.