Ciclofaixas de Rio Claro recebem manutenção com reforço na pintura

As ciclofaixas são exclusivas para bicicletas e têm a função de ajudar na organização do trânsito e ampliar a segurança dos ciclistas.

15/02/2016 00:00

O município de Rio Claro iniciou a renovação da pintura da faixa demarcatória das ciclofaixas em toda a extensão da Rua 6, desde a região do Cervezão até a Avenida 29. Na última sexta-feira (12) as equipes trabalharam na Avenida 80-A, no Distrito Industrial.

 

Os serviços são realizados pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, que já concluiu a parte inicial dessa ação refazendo a pintura, em vermelho, nos trechos em que o traçado da pista atravessa outras vias públicas. As ciclofaixas são exclusivas para bicicletas e têm a função de ajudar na organização do trânsito e ampliar a segurança dos ciclistas.

 

Segundo o secretário José Maria Chiossi, o trabalho será estendido a outros trechos dos 28 km de ciclofaixas implantados pela prefeitura a partir de 2009. “Vamos reforçar a pintura nos pontos onde se nota maior desgaste da tinta, fazendo a manutenção necessária”, esclarece.

 

Além dos 28 km de ciclofaixas, a área urbana do município tem uma rede de ciclovias com extensão de seis quilômetros, beneficiando as regiões do Distrito Industrial, Jardim Bonsucesso e Avenida Kennedy.  Estimativas projetam que Rio Claro tem mais de 120.000 bicicletas em circulação, o que geraria em torno de 25.000 deslocamentos diários de pessoas que se utilizam deste meio de transporte.

 

O uso da bicicleta é hoje apontado como a solução mais inteligente e sustentável para o trânsito urbano, especialmente em cidades com topografia plana. “Isso se aplica a Rio Claro, cujo relevo favorece o uso da bicicleta e as distâncias a serem percorridas são relativamente curtas, tanto para quem utiliza a bicicleta no lazer, na ida e volta ao trabalho, ou mesmo combinando essas duas possibilidades”, enfatiza Chiossi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "