Região tem novos casos de zika em grávidas
Piracicaba tem 47 casos suspeitos de zika; 14 são em grávidas. Araraquara registrou seu 1º caso autóctone em gestante. Limeira investiga 4 casos da doença.
16/02/2016 00:00
As últimas confirmações de casos de zika vírus em gestantes foram nas cidades de Piracicaba e Araraquara. Ontem, a Secretaria de Saúde de Piracicaba divulgou o 2º caso de gestante contaminada com o zika vírus. Trata-se de uma jovem, de 16 anos, que está no quinto mês de gravidez e mora na região da Vila Cristina, mesma região onde a primeira ocorrência foi registrada no dia 29 de janeiro deste ano.
Ainda em Piracicaba, outras 47 pessoas aguardam o resultado dos exames pra saber se estão com o zika vírus, destas, 14 são mulheres grávidas.
Em Araraquara, o primeiro caso da doença foi confirmado ontem (15). Trata-se de uma mulher de 35 anos, que está grávida de 37 semanas. Outros dois casos suspeitos aguardam o resultado dos exames.
Em Limeira são 4 os casos suspeitos de zika vírus, todos em mulheres. O município aguarda os resultados dos laudos do Instituto Adolfo Lutz. O zika é transmitido pelo Aedes aegypti, mosquito que também é vetor da dengue e da febre chikungunya.
Até o momento, a cidade de Rio Claro não confirmou nenhum caso da doença.
Sintomas
Os sintomas do zika vírus são manchas vermelhas grandes e de alto relevo pela pele, que podem estar acompanhadas de febre, dor articular, coceira e olhos avermelhados. A pessoa que perceber alguns dos sintomas, principalmente as manchas, deve procurar o serviço de saúde para uma avaliação.
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de contaminação por zika vírus são a "principal hipótese" para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia no país. O Ministério da Saúde e os estados investigam 3.852 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. O novo boletim divulgado nesta sexta-feira (12) aponta, também, que 462 casos já tiveram confirmação de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central, sendo que 41 com relação ao vírus Zika. Nesta semana foram confirmados 24 novos casos, na comparação com a semana anterior.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.