Estado de SP já registra 4 mortes por H1N1 em 2016
Noroeste paulista tem vários casos confirmados de H1N1 neste ano.
17/02/2016 00:00
A gripe provocada pelo vírus H1N1 tem feito vítimas no noroeste paulista. Só neste começo de ano, 70 pessoas procuraram os postos de saúde da região com os sintomas da doença e 23 tiveram o diagnóstico confirmado. Só neste ano, quatro pessoas morreram com a doença. O primeiro caso foi em Tabapuã, em janeiro. A segunda morte aconteceu Santa Adélia, também em janeiro. A terceira vítima foi um homem, de 32 anos, morador de Mirassol, que morreu em fevereiro e a quarta vítima era moradora de São José do Rio Preto e morreu ontem (16) também com H1N1.
Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os de uma gripe comum: febre alta, dor no corpo, na garganta, tosse, mas é preciso ficar a atento a outros sinais como falta de ar, problemas de oxigenação e tontura.
Em Catanduva, onde está concentrado o maior número de casos da doença, todas as unidades de saúde estão em alerta. Mais de 500 funcionários foram treinados para atender os pacientes com os sintomas.
Em 2009, só no Brasil foram 50 mil casos e mais de duas mil mortes. A melhor maneira de prevenir a doença é evitar locais fechados e com muita gente, lavar bem as mãos e abusar da limpeza.
O Ministério da Saúde declarou que está acompanhando os casos de gripe H1N1 no interior de São Paulo. E que os números de casos e de mortes pela doença têm caído desde 2009. Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe vai começar até meados de maio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.