Rio Claro confirma os primeiros casos de H1N1 e febre chikungunya
Secretaria de Saúde também atualizou os casos de dengue no município no ano dengue que começou em julho de 2015
14/03/2016 00:00
Em boletim divulgado na última sexta-feira (11), a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro confirmou o primeiro caso de febre chikungunya no município. A informação veio acompanhada também da constatação do primeiro caso de Gripe A (H1N1) neste ano. A idade, o bairro e o estado de saúde dos pacientes não foram divulgados.
De acordo com a Secretaria de Saúde ainda existem oito suspeitas de chikungunya e duas de zika vírus sendo analisadas no Instituto Adolfo Lutz. Em relação aos casos de dengue são 34 confirmações.
Dengue, zika e chikungunya
Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico.
A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas
Gripe A
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.