Polícia Civil empossa 48 novos delegados em SP

Concursos que vão reforçar efetivo paulista fazem parte do programa "São Paulo Contra o Crime"; cerca de 202 mil pessoas realizaram as provas.

24/03/2016 00:00

O Governo do Estado de São Paulo empossou na tarde de quarta-feira (23) mais 48 delegados de Polícia, aprovados em concurso e já nomeados ao cargo, durante evento com a presença do secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, na zona oeste de São Paulo.

Os futuros policiais civis, 39 homens e nove mulheres, aprovados em concursos públicos, iniciam agora um curso de formação de cerca de quatro meses na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Além das aulas, os alunos passarão por um período de estágio probatório nas unidades policiais.

“Queria dar os parabéns a todos vocês que se prepararam e estudaram. Não há nada mais gratificante que o momento da posse”, parabenizou o secretário. “É um momento muito importante para seus familiares, pela satisfação do dever cumprido”, completou.

Moraes destacou que a diretora da Acadepol, Ana Paula Batista Ramalho Soares, terá a honra de auxiliar os empossados na transição entre “o mundo dos livros” e a aplicação na prática de todo o estudo e formação jurídica e cultural. “Ela os entregará prontos à sociedade paulista para somar ao time de craques que temos na Polícia Civil”, disse o secretário.

Durante o curso, os futuros agentes terão aulas de disciplinas como criminalística, criminologia, direitos humanos, inteligência, investigação e inquérito policial, papiloscopia policial, medicina legal, entre outras.

Após formados, os novos policiais serão designados para unidades da Polícia Civil de todo o Estado, de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.

Concurso

Os 48 policiais haviam sido nomeados ao cargo pelo governador Geraldo Alckmin, no início deste mês. Eles foram aprovados em concursos públicos que fazem parte do programa São Paulo Contra o Crime e tiveram cerca de 202 mil inscritos. Confira os primeiros colocados no processo seletivo da carreira:

O delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, desejou boa sorte aos empossados. “É uma satisfação muito grande dar posse a essa turma”, disse Chahin, que ressaltou o orgulho com que os empossados exibiam o distintivo policial no peito. “Me emociona ver que quem está entrando [na Polícia Civil] já entra com esse entusiasmo, o que demonstra que o sucesso será garantido”.

Reforço de efetivo

O Governo do Estado vem reforçando os recursos humanos das polícias. Desde 2011, foram contratados 22.171 policiais – 18.791 para a Polícia Militar, 2.960 à Polícia Civil e 420 à Polícia Técnico-Científica, além dos 1.028 novos policiais civis e técnicos-científicos empossados nesta terça-feira (22).

Há, ainda, um concurso em andamento para preencher 2 mil vagas de soldado de 2ª classe. A distribuição do efetivo é feita após a formatura. Também há 5.561 futuros policiais em formação nas academias da PM.

Fonte: SSP

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "