Nutricionista orienta crianças sobre alimentação sadia em Rio Claro
O objetivo da ação foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da mudança de costumes, substituindo doces industrializados por outros, de fabricação caseira, feitos com legumes e verduras que não perdem o sabor e são mais saudáveis.
04/04/2016 00:00
Na última terça-feira (29), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Jardim Brasília organizou atividade de orientação a seus usuários sobre alternativas para ter uma alimentação mais sadia, sugerindo cautela com a ingestão de chocolates, por exemplo.
O objetivo da ação foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da mudança de costumes, substituindo doces industrializados por outros, de fabricação caseira, feitos com legumes e verduras que não perdem o sabor e são mais saudáveis.
Na oportunidade, a nutricionista Clara Del Rio ensinou às crianças uma receita de brigadeiro feito de cenoura. Clara declarou que é importante dialogar e conscientizar as crianças sobre alimentação desde cedo: “Em Rio Claro há um grande índice de obesidade. Nos jovens a taxa atinge 17% dessa população. É importante mostrar a eles que um legume, às vezes mal visto, pode ser um alimento nutritivo e gostoso ao mesmo tempo.”
A pedagoga do SCFV Márcia Erbetta reforçou a importância de se alimentar de forma saudável, deixando doces calóricos de lado, substituindo-os por doces mais sadios. “Um dos objetivos desta ação é ensinar as crianças sobre os alimentos e as vitaminas que eles contêm, encorajando cada uma delas a experimentar novas frutas, verduras e legumes.”
Todos os presentes tiveram a oportunidade de provarem e aprovarem o brigadeiro de cenoura, cuja receita leva leite em pó, amido de milho, leite, manteiga e cenouras. Algumas crianças disseram que anotaram os ingredientes e vão repassar pais e familiares.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV Jardim Brasília é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Tem o objetivo de atender famílias em situações de vulnerabilidade e risco social, com ações voltadas às crianças, adolescentes e suas famílias, incluindo também as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras Região Jardim Brasília.
Criado em 1999 e supervisionado pela Diretoria de Proteção Básica, o serviço atende atualmente 60 crianças e adolescentes na faixa etária entre seis e 15 anos, em dois períodos alternados, em regime extraescolar. Oferece diversos tipos de atividades, dentre elas roda de conversa, artesanato, recreação, orientações sobre higiene (escovação), oficina de beleza e coral. O atendimento é feito das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h00, na Avenida 30, nº 290 – Jardim Brasília, telefone 3525-5927.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.