Em Rio Claro faltam vacinas no "Dia D" contra a gripe

Em alguns postos a vacinação terminou antes do horário previsto já que as vacinas se esgotaram

02/05/2016 00:00

Nos postos de saúde de Rio Claro, o movimento começou cedo, antes dos portões se abrirem. Em alguns locais como na avenida 29, o início da imunização começou com atraso já que funcionários perderam hora para chegarem no serviço, o que causou irritação na população.

A procura pela vacina contra a gripe foi grande e em algumas unidades de saúde as filas chegaram a virar o quarteirão. O público alvo chegou a esperar até uma hora para ser vacinado. A cena se repetiu em todo o país no chamado "Dia D” de vacinação contra a gripe. A ação é uma parceria do Ministério da Saúde com os estados e municípios tem como objetivo imunizar quase 50 milhões de pessoas até 20 de maio.

Ao longo do dia a vacina chegou a se esgotar em alguns pontos de vacinação de Rio Claro, mas até o momento a Fundação Municipal de Saúde não se manisfetou sobre o assunto.

Em todo o país

A falta da vacina foi assunto na imprensa. Pelo menos oito estados encerraram o "Dia D" mais cedo. Em São Paulo, várias cidades tiveram as doses esgotadas. Em Piracicaba, a vacinação durou menos de oito horas. Foram enviadas 32 mil doses para a cidade nesta primeira etapa, que começou neste sábado. A imunização foi suspensa até a próxima quarta-feira (4).

Quem deve tomar?

Devem tomar a vacina os grupos prioritários, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis também devem procurar os postos de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "